Notícias

« voltar

Comunicado aos participantes da OABPrev-PR e a advocacia paranaense

16/04/2020

A OABPrev-PR sempre teve uma postura conservadora na aplicação dos recursos financeiros por ela administrados. Em sua Política de Investimentos está contemplada uma diversificação em vários segmentos, justamente para minimizar os efeitos de eventuais movimentações atípicas. O patrimônio tem baixa exposição ao risco da Bolsa de Valores, o que minimiza a oscilação de sua rentabilidade, sem, contudo, ficar imune ao movimento negativo. 

A gestão do patrimônio é realizada pela Sul América Investimentos S/A, que possui uma equipe de especialistas de alto nível, e que estão trabalhando intensamente para minimizar os efeitos da atual crise motivada pela pandemia do covid-19.

Historicamente a rentabilidade do fundo demostra que desde sua criação em setembro de 2006, em apenas 6 (seis) oportunidades houve rentabilidade negativa, sempre decorrentes de outras grandes crises. 

Nosso desempenho antes desta crise imposta pela pandemia, se considerarmos os últimos 12, 24 e 36 meses até 31/12/2019, superou com folga o CDI. Isto foi possível em função de investimentos em fundos de renda variável e fundos multimercados.

Neste cenário de crise, em função da alta volatilidade do mercado, com variações diárias de até 14%, é muito arriscado qualquer movimentação, principalmente em fundos de renda variável, pois uma saída precipitada, pode acarretar grandes perdas, o que leva os gestores a ter muita cautela em troca de posições.

Em 2008, na crise do "subprime" nos EUA, as bolsas do mundo inteiro desabaram e a Ibovespa perdeu 50% do valor em apenas uma semana, caindo de quase 65 mil pontos para 27 mil pontos, lembrando que na época a taxa de juros estava superior a 14% ao ano.

Antes do início desta crise, o índice Ibovespa estava próximo a 120 mil pontos e alguns especialistas previam um crescimento ainda maior, em função dos fundamentos da economia e das condições favoráveis das empresas brasileiras, em um cenário de taxas de juros de 4% ao ano, o que se apresentará novamente após a crise. Entretanto a mudança brusca do cenário afetou a estratégia de todos os gestores de fundos de investimentos e pensão, trazendo a atual volatilidade.

Importante frisar que um Fundo de Previdência se diferencia dos investimentos normais, principalmente pela sua característica de longo prazo. As maiores valorizações das bolsas de valores são precedidas de graves crises e nossos especialistas certamente aproveitarão essa oportunidade para buscar melhor retorno em favor do participante.

No momento é importante que o participante mantenha a calma e aguarde o fim das turbulências, não sendo oportuno movimentos de resgates, pois além de incidir um percentual elevado de imposto de renda sobre o saldo em conta, as cotas do plano são diárias e com a atual volatilidade do mercado, a perda pode ser muito significativa.

ENTRE EM CONTATO

+

CONHEÇA A
MONGERAL AEGON

+

DÉBITO AUTOMÁTICO

+

CORRETORES CREDENCIADOS MONGERAL

+

EDUCAÇÃO FINANCEIRA
E PREVIDENCIÁRIA

+

VÍDEOS INSTITUCIONAIS

+