Notícias

« voltar

OABPrev-PR mantém solidez e segurança contra efeitos da Covid-19

26/05/2020

É fato que estamos vivenciando um momento bastante complicado, algo inimaginável há alguns poucos meses. Uma pandemia que virou o mundo de ponta cabeça e que afeta diretamente a vida de todos. Em meio as incertezas e turbulências o mais sensato é manter a calma e não tomar medidas arriscadas.

Uma delas é manutenção do plano de previdência. De acordo com o diretor presidente da OABPrev-PR, José Manuel Justo Silvia, o prejuízo de cancelar o plano pode ser bastante negativo.  “ No momento é importante que o participante mantenha a calma e aguarde o fim das turbulências, não sendo oportuno movimentos de resgates, pois além de incidir um percentual elevado de imposto de renda sobre o saldo em conta, as cotas do plano são diárias e com a atual volatilidade do mercado, a perda pode ser muito significativa”.

Além disso, o diretor ressalta a necessidade de manter as contribuições ao plano em dia para garantir a cobertura de pensão por morte ou invalidez total em caso de sinistro decorrente da Covid-19. “ Infelizmente a pandemia se instalou e todos estamos sujeitos aos problemas de saúde que este vírus pode trazer. O mais sensato é estarmos precavidos de todas as formas, e uma delas é ter a segurança das coberturas de risco”, enfatiza Justo Silva.

E para isso todos os participantes do fundo de pensão podem contar com uma entidade sólida e transparente, capaz de cumprir com seus compromissos junto aos associados. É o que explica o diretor financeiro Brasilio Vicente de Castro Neto. “Estamos em dia com todas as nossas obrigações, mantendo todos os benefícios vigentes com pagamentos em dia para proporcionar a tranquilidade a todos aqueles que já recebem suas rendas, seja por aposentadoria programada, aposentadoria por invalidez ou pensão por morte”, destaca.

O diretor administrativo e de benefícios, Rafael Laynes Bassil, fala da importante parceria com a MAG Seguros, que deste o início da pandemia vem acompanhando e dando suporte aos participantes. “ Neste momento, mais do que nunca, vemos a preocupação da MAG Seguros que prontamente assegurou a todos os participantes a cobertura de riscos nos casos relacionados a Covid-19”.

Outro ponto a ser destacado diz respeito a desvalorização dos ativos do fundo de pensão decorrentes da crise econômica gerada pelo coronavírus. Para o gerente executivo da OABPrev-PR, Felipe Vidigal, isto pode ser uma boa oportunidade para novos investimentos. “ Historicamente, as maiores valorizações das bolsas de valores são precedidas de graves crises e nossos especialistas certamente aproveitarão essa oportunidade para buscar melhor retorno em favor dos participantes. Como por exemplo a forte crise de 2008, quando as bolsas do mundo inteiro desabaram e a Ibovespa perdeu 50% do valor em apenas um mês e a rentabilidade da OABPrev-PR foi de 4,5%, contra o CDI de 12,37%. No ano seguinte o Ibovespa recuperou todas as perdas rendendo 82%, e a rentabilidade da OABPrev-PR foi de 17,53% contra o CDI de 9,9%. É importante frisar que um Fundo de Previdência se diferencia dos investimentos normais, principalmente pela sua característica de longo prazo.”, afirma.

ENTRE EM CONTATO

+

CONHEÇA A
MONGERAL AEGON

+

DÉBITO AUTOMÁTICO

+

CORRETORES CREDENCIADOS MONGERAL

+

EDUCAÇÃO FINANCEIRA
E PREVIDENCIÁRIA

+

VÍDEOS INSTITUCIONAIS

+